![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgUF-qQZcg4cumWIDLDSIoQXImM4jbPT2X67ZnQO99Ebi9U7UDY7_P4-9wVXpOXwTnawTLvunFbFEi7thZzprTABjnCRNJ0t_tHd8Qrsw53-BDT-C69AhEpp-joEo8zLUQKRSuZMmFjvbmH/s320/mocha-tumor-baco-02.jpg)
envolvido por uma cápsula fibrosa, que o divide em lóbulos, por meio de tabiques - os septos conectivos -, que formam uma estrutura de sustentação, e nos quais existem fibras musculares lisas, responsáveis pela contração e pela distensão do órgão.
Polpas Branca e Vermelha
Em seu interior encontra-se um material de consistência mole, chamado polpa. Distingue-se a polpa branca e a polpa vermelha. A primeira é formada por nódulos linfáticos (Corpúsculos de Malpighi - semelhantes aos gânglios linfáticos). A segunda, constituída de glóbulos vermelhos e brancos, relaciona-se ainda com as veias de nosso organismo; e a polpa branca, por sua vez, com as artérias.
A função da polpa vermelha
A função de reter os glóbulos vermelhos é realizada por macrófagos existentes no baço, que englobam e destroem as hemácias velhas e parasitas (processo chamado de fagocitose), evitando assim, um grande número de doenças.
A função da pola branca
regula o volume de sangue em circulação nas artérias e veias. No caso de sofrer um corte ou hemorragia, o baço bombeia imediatamente mais líquido para o aparelho circulatório, restabelecendo aos poucos, o equilíbrio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário